quinta-feira, 1 de maio de 2008

Caso FAMED-UFBA

Nota do DCE da UFBa em repúdio ao racismo

Por meio desta nota, o DCE-UFBa manifesta sua indignação em relação às declarações do professor Antônio Dantas, coordenador do curso de medicina da UFBA (Universidade Federal da Bahia), que atribuiu o fraco desempenho da faculdade no Enade (Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes) ao “baixo QI dos baianos”, dentre outras opiniões inaceitáveis.

Consideramos a declaração do coordenador do curso de Medicina da UFBA muito grave e carregada de racismo. Há muito tempo que os formuladores do teste do QI adaptaram o curso a diferenças culturais (justamente para evitar o racismo e o preconceito regional), de modo que uma declaração como esta não explica o problema. Se o coordenador do curso não sabe o real motivo das notas baixas, é um absurdo se isentar da responsabilidade e atribuí-la aos estudantes baianos.

Antônio Dantas reaviva teorias que se julgavam mortas na Bahia, como as de Nina Rodrigues, baseadas no chamado "racismo científico". Eram baseadas nas "constatações" obviamente enviesadas, nas quais as pessoas negras eram geneticamente inferiores, sobretudo intelectualmente. É um absurdo que essas teorias ainda encontrem eco em pleno século XXI, numa universidade de renome coma a UFBa, declaradas por um professor em um cargo tão importante. Demonstra o caráter institucional do racismo na Universidade Federal da Bahia.

O Diretório Central dos Estudantes está tomando iniciativas junto ao Diretório Acadêmico de Medicina - que construiu conosco e com os demais DAs e CAs dos cursos que fizeram ENADE o boicote à avaliação -, o movimento negro e a UNE. Exigiremos o afastamento de Antônio Dantas do cargo e uma retratação da Faculdade de Medicina à comunidade baiana.
O DCE marcará uma reunião e irá cobrar providência do Reitor. Pediremos a abertura de Processo Administrativo Disciplinar para apurar a prática de outras possíveis condutas racistas por parte do professor. Além disso, iremos procurar o Ministério Público para tomar as providências devidas.
Diretório Central dos Estudantes da UFBa

1 comentários:

Anônimo disse...

oiiiiiiiiiii
passei p dxar um coments
sempre q puder passarei p ler as noticias
dpois passa no meu
xau
bjin